Adriana Rocha

MENU  OBRAS  TEXTOS  CURRÍCULO  PROJETOS  PROJETO PEDREIRA  FOTOS  ENGLISH

MAZE - 2010

Labirinto é uma palavra que me lembra verbos no gerúndio: olhando, fazendo, sentindo...
Da mesma forma como não se conhece sua saída de antemão, na pintura o caminho também é descoberto no fazer. É preciso que cada trabalho aponte para o passo seguinte. Mistério e surpresa.
Essa série é composta até agora por 3 núcleos de pinturas e 3 Livros de Artistas, todos eles gravitando em torno da idéia do labirinto como possibilidade de percurso. Labirinto que prevê a percepção através de inferências, o uso da parataxe*, a migração de imagens, o hibridismo dos meios e o que eu chamo de “tangenciamentos”, ou seja, diálogos que acontecem entre visibilidades e/ou conteúdos
Paisagens criadas, paisagens particulares, paisagens íntimas. Líquidas, imensas, mínimas. O que é prá mim uma paisagem?
A paisagem pode estar em tudo o que se vê, desde que a pensemos como “tangências” entre o espaço externo e aquele nosso, interno. Toda paisagem poderia assim ser caracterizada como lugar, como encontro, seja ela uma imensidão ou um (seu) mínimo detalhe. Uma flor. Uma cor. A experiência da paisagem desperta o espaço verdadeiro, interno..É a partir desse encontro com o entorno que eu crio meus espaços- paisagens, espaços eleitos pelo olhar, com muitas possíveis configurações.
A percepção do real significado de uma paisagem se dá na contemplação e esta é uma ação direcionada no silêncio. A contemplação é como uma dança nascida no silêncio. Ela oferece apenas o começo. Como estar em um determinado amanhecer cheio de névoa.
A linha de horizonte do Maze é uma linha subterrânea. Ela é como uma corrente de várias pessoas com os braços cruzados em frente ao corpo e dando-se as mãos. Ela forma um Único. É possível entrar naquelas paisagens pela paisagem anterior e passar de uma para a outra sem se aperceber.
No núcleo Still Life a idéia do jardim como paisagem íntima é associada à da natureza morta e ambas àquela da morte da pintura, aqui desafiada e regenerada por vários outros recursos técnicos. Ainda pintura.

Adriana Rocha